segunda-feira, setembro 5

Neste sábado, 10 de setembro!

Neste sábado, 10 de setembro:

Sessão Curta de Entrada, às 19:30h, com:

“Ãgtux”

Direção: Tânia Anaya

Exp, 2005, 22’

A etnia Maxakali habita o Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente divulgada pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana. Ãgtux significa “contar histórias”.

Sessão Cinema Nacional na Tela, às 20:00h, com:

“Jornada Kamayurá”

Direção: Heinz Forthmann

Doc, 1966, 11’

No Alto Xingu, próximo à Lagoa de Ipaivu, vivem os índios da tribo Kamayurá. Pela manhã, os homens vão à caça, as meninas colhem frutos e os meninos pegam gafanhotos. À tarde, os homens dedicam-se à cultura do algodão, observados pelos meninos. As mulheres reservam a maior parte do tempo aos cuidados da família. Ao entardecer trocam impressões sobre o dia. À noitinha tocam flauta, cantam e dançam. Um dia na vida cordial e bem humorada dos Kamayurá.

“Bubula, o cara vermelha”

Direção: Luiz Eduardo Jorge

Doc, 1999, 29’

A trajetória documental do cineasta e fotógrafo Jesco Von Puttkamer, em que ele revisita sua obra cinematográfica construída no decorrer de quatro décadas com grupos indígenas da Amazônia brasileira.

“Mato eles?”

Direção: Sérgio Bianchi

Doc, 1983, 34’

A FUNAI é um órgão de proteção indígena ou uma indústria de extração de madeira? O último índio da tribo Xetá deve ser tombado pelo patrimônio histórico? Você é a favor de que o extermínio indígena no Brasil seja imediato (vala comum) ou gradativo? É melhor negócio comprar terra indígena e retirar a madeira, ou denunciar quem faz isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário